Ilha do Pico – Ilha Montanha
A Montanha do Pico é um estratovulcão e constitui a mais alta montanha de Portugal. Fica na ilha do Pico, a segunda maior ilha do arquipélago dos Açores.
A sua altitude é mais do dobro da de qualquer outra montanha dos Açores.
A história desta montanha começa num vulcão com 750 mil anos. O Pico tem 2351 metros e domina as alturas em Portugal. No cimo, encontra-se a cratera central do vulcão, o Pico Grande. No seu interior eleva-se um cone de lava de 70 metros conhecido por Pico Pequeno ou Piquinho, de onde saem fumarolas. Apesar do acesso ser difícil por causa da inclinação acentuada, é possível subir a pé esta montanha com algum esforço e boa preparação física.
O Vulcão da Montanha do Pico, o terceiro maior do Atlântico, é um vulcão que se pode considerar “recente” pois tem apenas cerca de 750 mil anos de idade. A última erupção ocorreu em 1718.
Raul Brandão, vulto enorme das nossas letras descreve-o admiravelmente e de um modo inigualável:
“O Pico é a mais bela, a mais extraordinária ilha dos Açores, duma beleza que só a ela lhe pertence, duma cor admirável e com um estranho poder de atracção. É mais que uma ilha – é uma estátua erguida até ao céu e moldada pelo fogo – é outro Adamastor como o do cabo das Tormentas”.
RAUL BRANDÃO, “As Ilhas Desconhecidas” (1926)
