Sociedade Conserveira Açoriana Logo Header

Filete de atum em azeite 120g – O Vulcão dos Capelinhos (Ilha do Faial)

O Vulcão dos Capelinhos – Ilha do Faial

O Vulcão dos Capelinhos, também referido na literatura vulcanológica como Mistério dos Capelinhos, localiza-se na Ponta dos Capelinhos, freguesia do Capelo, na Ilha do Faial, nos Açores.

O vulcão nasceu no mar, a 300 metros da ponta do capelo, na freguesia dos Capelinhos, no Faial. A sua atividade prolongou-se – com intensidade diversa – entre os dias 27 de setembro de 1957 e 24 de outubro de 1958.

A erupção foi antecedida por 12 dias de pequenos sismos. Como o fenómeno surgiu no mar assistiu-se à emissão de vapor de água e gases em grandes quantidades e também a explosões, que lançavam jatos de cinzas e nuvens de vapor de água.

Com a acumulação de detritos formou-se uma pequena ilhota que chegou aos 100 metros de altitude e ficou conhecida como Ilha Nova. Nos momentos de acalmia esta nova estrutura era devorada pelo mar e várias outras ilhotas nasceram e desapareceram durante os meses do vulcão.

Cerca de um ano após o seu aparecimento o vulcão começou a perder força e em 24 Outubro aconteceu a última libertação de lava.

A ilha do Faial está situada no extremo ocidental do Grupo Central do arquipélago dos Açores. Está separada da ilha do Pico por um estreito braço de mar com de 8,3 km (ou 4,5 milhas náuticas) de largura, conhecido por canal do Faial.

A ilha é localmente conhecida por ilha Azul, designação que foi popularizada a partir da descrição de Raul Brandão em Ilhas Desconhecidas.

O Vulcão dos Capelinhos, extremo Oeste da ilha, pode ser considerado também o extremo Oeste da Europa caso o Ilhéu de Monchique, nas Flores, seja considerado parte da América insular uma vez que assenta na Placa Norte-Americana.

Atum Olive Oil Salt
Garlic with seeds background image

Nutritional Value

Average values per 100g of drained product
Garlic with seeds background image

Similar Products

Folhas