Moinho da Urzelina (llha de São Jorge)
Na ilha de S. Jorge há vários tipos de moinhos de vento e de água. Estes, os moinhos movidos a vento têm uma forma triangular e com rodas. Giram para se adaptarem à direcção do vento. Talvez os mais singulares sejam os moinhos de pás de madeira que estão fixas numa estrutura também de madeira, arredondada e muito mais estreita do que a dos outros moinhos. São pintados de vermelho e em toda a ilha deve haver uma dezena de exemplares.
Alguns estão num lugar chamado Manadas e outros junto ao mar na Urzelina.
Devido ao volume e ao peso ser menor, estes moinhos giram facilmente. Um homem com um pau consegue com facilidade direccionar o moinho para o vento.
São moinhos únicos em todo o mundo e são uma invenção de um Jorgense: Zé do Moio.
Foi ele que os inventou em meados do século passado, O modelo foi depois replicado por outos jorgenses.
Zé do Moio também inventou relógios de madeira e ficou igualmente conhecido pela tentativa da avioneta de madeira movida a pedais. Segundo consta, a base de lançamento foi um pinheiro alto, próximo da casa. Convenceu o irmão a fazer o teste ao aparelho, deu-lhe um empurrão e a avioneta planou uma dezena de metros, passou por cima de uma estrada e caiu logo a seguir no meio de bananeiras. O ensaio não foi repetido.
Era conhecido como Zé do Moio porque vivia num local com sessenta “alqueires” (uma forma de medição típica das ilhas açorianas) e que vulgarmente era designado como um moio.
Da avioneta e dos relógios de madeira não há vestígios mas os moinhos de pás de madeira são facilmente identificáveis e alguns foram restaurados recentemente contibuindo para o enriquecimento da beleza de São Jorge.
